Luz e Sal
- Vitor Muniz - Culto de Jovens
- 4 de dez. de 2016
- 3 min de leitura

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.
(Mateus 5:13, 14)
O Senhor nos chama para a sua perfeita obra e nos capacita para termos as condições necessárias para realiza-la.
A nossa maior obra é glorificar o Nome santo do Senhor, uma das formas de fazer isto é levando ao mundo o imensurável amor de Deus, o mesmo amor que nos alcançou um dia e que anseia por alcançar toda a humanidade.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
Assim, o Senhor nos compara com dois elementos indispensáveis à vida: o sal e a luz, nós somos o sal da terra e a luz do mundo, estamos aqui para fazer a diferença, para tornar conhecido o amor com o qual o Senhor nos amou.
Para sermos Sal, temos que entender e conhecer algumas características do sal:
1. O sal dá sabor: muitas pessoas estão tristes, desesperadas, perdidas em depressão, cheias de vícios que as levam para o inferno, nós como filhos obedientes temos que colocar sabor à vida de das pessoas, mostrando através de nosso proceder que é possível ser diferente, sem ser chato, e mantendo um caráter irrepreensível.
2. O sal provoca sede: Nossa forma de agir, nossa vida precisa provocar sede nas pessoas. Elas precisam olhar para nós, para nosso testemunho e desejar cada vez mais a presença do Senhor.
3. O sal preserva: A sociedade de deteriora moralmente, fisicamente mais e mais a cada dia. Temos que fazer nossa parte, evitando que o povo se degrade ainda mais, ensinado e vivendo nos princípios da Palavra de Deus.
Para que o Sal mantenha suas características ele precisa manter sua pureza. Quanto mais puro o sal, maior sua eficácia, mas ele só se torna puro após passar por um longo processo de purificação. Para salgar, o sal precisa estar em contato com aquilo que ele deseja salgar, sem tocar em nada o sal perde todo seu poder.
Além disso, o sal que não tem sabor, perde sua capacidade, não dá sede, não dá sabor ás outras coisas e não conserva. Da mesma forma que o sal, nós devemos manter nossa pureza para que possamos agir da forma que Deus espera de nós e assim falar do Amor Dele. Somente com a meditação na Palavra e com oração e santidade é que vamos ser o verdadeiro Sal.
Jesus é a Luz do mundo
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" ( João 8:12).
Mas ele também afirma que nós somos a luz do mundo, pois a luz do próprio Cristo brilha em nós, uma vez que por ele fomos iluminados.
"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos" (Efésios 1:18)
A luz torna as coisas visíveis e nos ajuda a enxergá-las como realmente são. As pessoas estão perdidas nas trevas, no pecado, mas nós como embaixadores de Cristo temos que levar a luz as pessoas, em outro tempo éramos nós quem estávamos na escuridão. "Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe" (Efésios 5:8).
Precisamos assumir uma postura diferente na sociedade. Quando nos distanciamos de Deus e do Seu reino de amor, perdemos a capacidade de salgar e de iluminar o mundo e nos tornamos imprestáveis, na palavra do próprio Cristo, servimos para ser pisados pelos homens.
Temos que levar o sabor da vida abundante que o Senhor nos deu, a nossa luz tem que ser o Evangelho da salvação.
Comments