top of page

Os valores do Reino


Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

(Mt 6: 19-21)

Vivemos hoje em uma sociedade materialista, onde muitas pessoas servem ao dinheiro. Gastam toda a vida acumulando, mesmo sabendo que ao morrer, não levarão nada consigo. O que ocupa mais os seus pensamentos, seu tempo e seus esforços? Você pode dizer realmente que Deus é Senhor de sua vida?

Jesus contrasta os valores celestiais com os valores terrenos, dizendo que nossa vida deve ser direcionada por aquilo que permanece que não pode ser roubado e que nunca se desgasta. Jesus nos mostra dois caminhos e nos intima a escolher o caminho do que é eterno e duradouro. Devemos nos satisfazer com os tesouros que o Senhor coloca em nossas mãos, e lembrarmos sempre que Ele nos acrescenta para que venhamos a compartilhar, e não acumular.

Jesus nos aconselha a não andar ansiosos por coisa alguma em uma das passagens mais bonitas e citadas da Bíblia:

“Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?”

(Mt 6:25)

A preocupação em demasia pode ter efeitos devastadores: prejudicar nossa saúde, reduzir nossa produtividade, afetar nossos relacionamentos e diminuir nossa fé.

Da mesma forma que as aves do Céu que não tem celeiro e mesmo assim não lhes falta alimento são sustentadas por Deus, quanto mais nós, que somos a cora da criação. O próprio Senhor Jesus ao orar o Pai nosso, pede pelo sustento de cada dia, para este não venha faltar, de maneira semelhante ao provérbio 30, Agur escreve:


“Afasta de mim a falsidade e a mentira; também não me permitas viver em extrema pobreza nem em grande riqueza; concede-me o sustento diário necessário. Para que não ocorra que, tendo em demasia, venha eu a imaginar que não preciso do Senhor. Ou, passando miséria, acabe roubando e envergonhando o teu Nome, ó meu Deus!”

(Provérbios 30: 8-9)

Devemos buscar primeiramente o Reino de Deus e a Justiça do Reino, pois assim todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

O Reino de Deus deve ser prioridade em nossas vidas, e “Reino” fala do governo de Deus sobre nós. Da mesma forma, a Justiça de Deus deve sobrepujar a nossa Justiça própria, pois sabemos que a Justiça de Deus é a única Justa e Santa, e pautada no amor. “Pois não estais debaixo da lei, e, sim da graça” (Rm 6:14)

Os valores do Reino são diferentes dos nossos valores terrenos, Salomão (o homem mais rico e mais sábio de seu tempo, e talvez de todos os tempos afirma que tudo é vão, tudo se vai e passa e todas as coisas são vaidades: Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.

“Palavra do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, tudo é vaidade.”(Eclesiastes 1: 1-2)


Salomão tinha tudo que um homem poderia desejar na vida, tinha poder riquezas e sabedoria, Salomão experimentou tudo que pode, e sua conclusão final como podemos ler em Eclesiastes 12:13: “De tudo que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem.”


Devemos nós saber, quem nos controla se estamos sob a asa de Deus, ou se somos sujeitos ao mundo. Não existe campo neutro.

Sendo nós filhos amados do Pai, e sendo nossa mente renovada todas as manhãs pela Palavra, devemos ter disposição para fazer o correto e confiar que Deus suprirá todas nossas necessidades. Garantindo à Ele, que é Santo e Poderoso o primeiro lugar em nossas vidas.


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 Principio da Sabedoria. Nova Aliança Bauru

bottom of page