top of page

Não tenha medo de sonhar

  • Milena Muniz - Culto de Jovens
  • 23 de ago. de 2016
  • 4 min de leitura

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55:8,9)

A palavra sonho quando buscada no dicionário nos apresenta dois significados distintos: 1) Desejo, intenso e constante; 2) Ideia ou ideal dominante que alguém ou algum grupo busca com interesse.

Conforme a passagem de Isaías percebemos que há dois tipos de Sonhos, um deles seria os nossos sonhos, os humanos, que como consequência de nossa natureza humana e caída e nosso caráter corrompido pelo pecado, representa nossos desejos, anseios pessoais e são em sua maioria egoístas, e voltados para nosso interesse.

Enquanto somos crianças sonhamos em ser adultos, quando estamos na adolescência sonhamos com nosso casamento, pois queremos ser felizes. Estudamos e nos dedicamos para sermos bem sucedidos profissionalmente e assim, atingirmos um bom nível social e uma condição financeira favorável. De repente, posso orar intensamente para que mais vidas cheguem à minha Igreja, mas não porque anseio em salvar vidas, e livrá-las do inferno, mas simplesmente porque quero minha comunidade cheia. Os sonhos de Deus diferem dos nossos. Em Jeremias 29:11 podemos ler:

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."

Os sonhos de Deus não são voltados para nossas vontades egoístas, mas sempre voltados para propósitos maiores, onde todos os envolvidos são alcançados por Sua graça, misericórdia, por suas bênçãos e amor sem fim; os sonhos de Deus são justos, pois deus é justiça; são retos e imparciais. Deus não nos quer levando vantagem, os sonhos de Deus envolvem renúncia, escolhas improváveis, que nos ensinam que ganhamos ao perder gerando assim crescimento e peso de Glória para Ele, que é digno de toda a Glória.

Se os sonhos de Deus são melhores que os nossos, como viveremos os sonhos Dele? Como alinhar nosso querer e nossos sonhos, com os sonhos provenientes de Deus?


Uma geração sonhadora

Encontramos a resposta em dois jovens: Josué e Calebe. Estes dois rapazes eram os representantes de duas tribos de Israel: Judá e Efraim e haviam sido convocados para espiarem a Terra Prometida.

Naquele tempo, já haviam vários anos que o povo de Deus andava pelo deserto, à espera da realização do sonho de Deus, mas qual era o sonho de Deus para seu povo? Que passassem quarenta anos andando em círculos pelo deserto? Certamente não! O desejo de Deus era q alcançassem a Terra Prometida, porém devido a murmuração e descrença do povo eles caminhavam em círculos pelo deserto.

Calebe e Josué eram diferentes, provavelmente haviam nascido na aridez do deserto, sonhavam em ver e criam na Terra Prometida, Terra sobre a qual não conheciam referência alguma. Calebe e Josué cresceram ouvindo falar da Terra que emana leite e Mel, absorvendo aquilo como uma criança que sonha e confunde o sonho com o real, tendo todos os motivos para crer que a Terra Prometida não passava de delírio dos adultos que haviam passado tempo demais no deserto. Mas estes jovens, decidiram crer e sonhar o sonho de Deus para eles.

Josué e Calebe eram diferentes, eles creram e confiaram no Senhor mostrando e seus caráter características que agradavam à Deus e que serviriam de molde. Dentre elas destacam-se quatro: a) humildade, b) visão espiritual, c) dependência do Senhor e d) Coragem.

“E o povo disse uns aos outros: "Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito! " Então Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, diante de toda a assembléia dos israelitas. Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda à comunidade dos israelitas: "A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles! " (Num 14: 6-9)”

Com a tristeza de Moisés e Arão, seus líderes, Josué e Calebe também vieram e se entristecer e se humilharam rasgando suas vestes, contra a rebeldia do povo. O caminho mais fácil seria voltar ao Egito, pois o povo já estava infeliz e descrente, mas estes jovens se lembraram do sonho de Deus e não desanimaram. Enquanto o povo olhava para os perigos da Terra, para os gigantes que precisariam derrotar, os jovens Calebe e Josué, enxergavam as qualidades da Terra Prometida, independente dos obstáculos que estavam por vir, eles reconheciam a qualidade daquilo que o Senhor os havia preparado. Nós, as vezes “perdemos” aquilo que o Deus tem para nós, pois diante da dificuldade esquecemos das qualidades.

Calebe e Josué acreditavam de todo o coração na promessa, mas reconheciam a autoridade suprema de Deus sobre todas as coisas, as ações deles dependiam do agrado e da vontade do Senhor. Quando existe esta dependência, nós oramos e pedimos à Deus direcionamento sobre todas nossas decisões, para que venhamos a andar em santidade e paz. Por último, Calebe e Josué demonstraram grande coragem, e inspiraram o povo a ter a mesma coragem que emanava deles, pois entendiam que na Força do Senhor iriam alcançar a promessa, não temeram. Da mesma forma nós devemos por sempre nossa fé e coragem à prova, para garantir que nós também somos corajosos guerreiros de deus, pois sabemos que deus não se agrada dos covardes.

Os dois jovens, e suas principais características, representam uma geração que havia crescido e não tinha medo de sonhar com um lugar melhor, uma geração que confiava e que não tinha medo de batalhar pelos sonhos de Deus. Que da mesma forma, sejamos nós também uma geração de calebes e josués, e que Deus encontre em nós os mesmos atributos, para que estejamos sempre dispostos a sonhar e trabalhar pelos sonhos de Deus, e vermos a obra do Senhor se tornando real e crescendo à cada dia que passa. Pois nossos sonhos são pequenos, mas os sonhos de Deus são do tamanho de Deus.


 
 
 

Comments


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 Principio da Sabedoria. Nova Aliança Bauru

bottom of page