top of page

O que significa "viver na Presença de Deus?"

Eu creio que a primeira coisa que deve ser dita é que os autores bíblicos não eram ingênuos ao ponto de pensar que Deus tinha um corpo com dimensões espaciais que pode ser localizado no Universo. Estevão diz em Atos 7:48 “Todavia o Altíssimo não habita em casas feitas por homens.” O ponto é: Deus não é esse tipo de Ser corpóreo.

Entretanto, acredito que todo as imagens bíblicas sobre se aproximar de Deus, se afastar de Deus ou estar diante da face de Deus – que, por sinal, é a tradução literal da presença: a palavra “presença” quase sempre é tradução das palavras hebraicas penae ou peneme que significam “rosto.” Para mim, todas estas imagens são metáforas.

Eu explicarei isto em um minuto, mas antes quero me atentar para uma outra explicação. Deus ordena no Antigo Testamento que Sua “Presença” seja diretamente associada ao tabernáculo no deserto ou o Templo em Jerusalém, assim, as pessoas poderiam falar em entrar na presença de Deus, no sentido que eles se aproximavam do lugar onde o próprio Deus tinha determinado que estaria. No Novo Testamento com a vinda de Jesus ao mundo, nós agora temos Deus em forma humana, que de fato têm dimensões espaciais. Agora podemos ir de encontro a Ele, e tocá- Lo, ou podemos fugir Dele, como fez Judas. Jesus poderia ser tocado, ser abraçado e ser beijado. Em II Coríntios 5:6-8 podemos ler: “Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor. Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor.”

O que é dito nesta passagem, na minha opinião, é que literalmente encarnado, o Deus-Homem, Jesus Cristo existe em dimensões que não podemos entender com nosso corpo humano que é diferente de nós e ainda assim, semelhante, e que quando morrermos, estaremos em casa com o Cristo, Deus-Homem, nos relacionando com Ele de uma forma que hoje não podemos compreender.

Mas tirando estas duas exceções - a presença localizada de Deus no Templo durante o Antigo Testamento e a mesma presença localizada no Cristo - o jeito comum de se falar sobre “presença” ou “proximidade com Deus” na Bíblia não está conectada à uma noção espacial. Sobre à que se refere então?


A Presença de Deus tem duas faces


Minha resposta seria: A presença do Senhor tem dois lados. Por um lado, nossa experiência, e pelo outro, a expressão de Deus. Nossa experiência significa que nós sentimos, vivemos e percebemos a realidade de Deus mais diretamente, mais intensivamente e de forma mais autêntica – ou seja, produzindo maiores efeitos em nossas vidas. Em outras palavras, a presença Dele como nós experimentamos é o aumento da realidade de Deus em nossas vidas, seja para o bem (se estivermos em graça) ou não (se estivermos debaixo de Sua ira), e é por esta razão que Jesus faz toda a diferença, Jesus nos protege e faz com que Deus nos receba de braços abertos.

Por exemplo, no Salmo 100:2 podemos ler: “Adore ao Senhor com alegria! Entrem na Sua presença com cânticos!” Ou em Tiago 4:8: “Aproximem-se de Deus, e Ele se achegará a vós.” Estas duas passagens são convites para a mais completa, mais intensa, mais alegre e satisfatória experiência da realidade de Deus.

O outro lado refere-se a influência manifesta de Deus - não nossas experiências, mas a própria Majestade de Deus. No Salmo 114:7-8 lemos: “Estremeça na presença do Soberano, ó terra, na presença do Deus de Jacó! Ele fez da rocha um açude, do rochedo uma fonte.” Deus se manifesta (ou manifesta sua presença) de uma forma completamente nova, surpreendendo as coisas e exercendo seu poder, sem se preocupar se há ou não alguém para experienciar estas ações.

Por fim, Deus é, certamente, onipresente em várias de suas influências: Ele sustenta todas as coisas ao mesmo tempo, segurando cada elétron e cada particular subatômica em seu devido lugar. Mas Ele faz sua influência ser mais manifesta, mais sentida e mais experiênciada de formas especificas, e em momentos específicos, é sobre isto que se refere o salmista, “Para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.” Lemos no Salmo 145:18:“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” Este versículo não quer dizer que Deus atravessou uma grande distância para nos ver, mas significa que Ele está perto no sentido de exercer sua influência para nosso bem de formas especiais e causar em nós a doce experiência de Sua realidade de forma individual e especial.


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 Principio da Sabedoria. Nova Aliança Bauru

bottom of page