top of page

Onde você está?

  • Guilherme Gooda
  • 22 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

"Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? " E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? " Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi". (Gênesis 3:8-13)

photo by Tom Shane

A pergunta

A menor de todas as perguntas na Bíblia é memoravelmente a primeira pergunta de Deus, que está justamente na passagem selecionada. Adão e Eva tinham acabado de comer o fruto da árvore proibida, sentindo a presença de Deus nos jardins do Éden, se esconderam entre as árvores. Enquanto estavam escondidos Deus pergunta a Adão com uma simples palavra. Em hebraico a palavra "ayeka?", que em português é traduzida por "Onde está você?" É uma grande pergunta, mas para apreendermos seu significado precisamos ir além de nossa intuição inicial de que está é uma pergunta boba. Como, nós temos todo o direito de perguntar - Deus, que é senhor onisciente do Universo, Aquele pelo qual todas as coisas foram criadas, que sustenta tudo por Sua palavra, o Deus que tudo vê - teve que perguntar à Adão onde ele estava.

Nos foi ensinado que Deus fez esta pergunta à Adão para que ele tivesse a oportunidade de confessar seu pecados, arrepender-se antes de Deus pronunciar sua punição. Da mesma forma, nossos pais nos chamam pelo nome completo, para que assim nos dêem um sinal: "algo os desagrada, devemos entender e nos arrepender antes do castigo."

Mas há uma outra razão: Deus não precisava perguntar onde Adão estava, era Adão quem precisava ser perguntado. Você acredita que as Escrituras são eternas, e que todas as eras, todas as gerações e todos os homens estão incluídos nas Escrituras? Então, em cada era, Deus pergunta para cada um de seus filhos: "Onde você está? Tantos anos passaram, quão longe você chegou?" E da mesma forma nós devemos nos fazer a mesma pergunta.


O tempo em que seremos perguntados por Deus está chegando e teremos que admitir por bem ou por mal onde estamos, para darmos conta de nosso espírito: não pela nossa carreira, mas por nossa compaixão, não por nossas riquezas, mas por nossa sabedoria, não pelos ganhos, mas pelo que foi entregue, nem por nossa forma física, mas pela a forma de nossa alma.

Um navio não pode navegar sem uma bússola, e nós não podemos encontrar nosso caminho sem nos perguntarmos de tempos em tempos "ayeka", "Onde estamos?" Essa pergunta e nossa resposta cria em nós uma agenda moral para o caminho que temos pela frente, "ayeka" perfura o que está oculto, nossas evasivas e auto-decepções que nos cegam tanto para enxergarmos nosso progresso, como para vermos onde estamos falhando. O grande perigo dessa questão é o desejo, como Adão e Eva, de nos escondermos ao invés de responder, de esquivarmos ao invés de encarar, de fugirmos ao invés de aceitarmos a responsabilidade pelo que fizemos ou deixamos de fazer. Nossa lição é a mesma que foi aprendida por Adão e Eva: "Se esconder não resolve."

photo by Joshua Earle

A resposta


Adão responde: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". Tal resposta é apenas outra evasão. Ele não admite ter comido o fruto proibido, apenas está temeroso por aparecer nu diante de Deus (fato que não o incomodava até então). Depois da resposta covarde, Deus, em sua misericórdia dá à Adão outra chance: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? " Certamente poderíamos esperar que Adão contasse seu pecado, Deus já o sabe, mas Adão ainda assim não assume a responsabilidade e responde: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". Esta resposta é ainda pior que a primeira, Adão indiretamente culpa Deus por lhe dar a mulher, e diretamente culpa Eva por lhe dar o fruto. Adão parece incapaz de aceitar a responsabilidade por sua ação. Ele insisti em ser retratado como vítima da escolha de outros ao invés de se sentir culpado por uma escolha resultante de sua própria vontade. A resposta de Adão para "Onde você está?", foi um insipido: "E onde estavam os outros?"

No coração da autopiedade de Adão e de seu estado de se assumir vítima está uma simples incapacidade de sentir vergonha. Vergonha não é embaraço ou humilhação ou culpa - esses sentimentos que não podem gerar nada construtivo em nós. Vergonha é a resposta sadia para o pecado, que conduz à arrependimento, reconciliação e mudança. É um sentimento moral básico de que fizemos algo errado que deve ser arrumado. Vergonha é o motor moral de nossas vidas espirituais pois nos leva a reconstruir nossa vida moral após a termos derrubado, ela nos leva de volta para Deus depois de nos afastarmos Dele e da Sua lei. Ter coragem de nossa vergonha é difícil, bem difícil, mas é o único modo de construir nosso caráter e virtude, é pois o único jeito de viver uma vida decente e cristã.

Em nossa luta por honestidade e coragem, por vergonha e arrependimento, devemos nos lembrar que cada um dos heróis bíblicos também tinha faltas. Para cada um deles a vergonha não foi um obstáculo, mas um motor para sua grandeza. Responder à pergunta "ayeka" trouxe para eles humildade e coragem, não humilhação e desgraça. Deus não considera se você falhou com ser humano por você não ser perfeito, ele sabe que não existe perfeição no homem. Então, esquecemos sobre ser um super-crente e devemos nos focar em melhorar e aperfeiçoar, pensar onde estivemos ano passado, onde estamos este ano e onde poderemos chegar no ano seguinte. E assim responderemos nosso "ayeka" antes mesmo de Deus nos interrogar.

 
 
 

Comments


Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 Principio da Sabedoria. Nova Aliança Bauru

bottom of page