A morte de Uzias
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a aba de seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”.
(Isaías 6:4-8)
O trecho biblíco que narra a visão de Isaías sobre a Glória de Deus é certamente uma das passagens mais belas da Bíblia, porém a visão da Glória só ocorre após um evento importante narrado em Isaias: a morte de Uzias.
A morte de Uzias fala de Santidade, é claro que para que nós possamos ver a Glória de Deus é necessário santidade, ou melhor processo de santificação. Deus como sabemos não requer perfeição do homem, pois Ele sabe que perfeição não pode ser encontrada, o que Deus busca em nós é aperfeiçoamento, que nos aproximemos Dele cada vez mais, e busquemos a cada dia sua Glória.
Em Isaias o que o impedia de ver a Glória de Deus era Uzias, representado todas as coisas que nos separam e nos impedem de servir a Deus adequadamente,tudo o que atrai o pecado para nossa vida, para enterdermos melhor voltamos nossos olhos para 2 Crônicas, 26:
Tinha Uzias dezesseis anos quando começou a reinar, e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolia, de Jerusalém.
E fez o que era reto aos olhos do Senhor; conforme a tudo o que fizera Amazias seu pai.
Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.
(2 Crônicas 26:3-5)
Quem é Uzias?
Uzias era um jovem rei, e seguia ao Senhor nos dias de Zacarias. Enquanto Zacarias viveu, tudo estava bem com Deus, porém após a morte de Zacarias o que aconteceu? A fé de Uzias dependia de Zacarias que o instruiu, e nada há de errado com a instrução, o problema é a dependência. Pessoas que não tem sua própria história com Jesus, não desenvolvem sua fé, mas sempre dependem dos outros. Alguns dependem da Igreja para ser crente, outros ainda dependem dos olhos vigilantes dos líderes. Uzias é dependente e logo também causa dependência, e sabemos que Jesus veio para trazer liberdade, para que possamos entender que nossa única dependência é no próprio Deus. Não deixe nada dominar você, se algo te separa de Deus é melhor matá-lo. Como diz em Mateus:
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
(Mateus 18:8,9)
Uzias também nos dá serve como um exemplo, ele como rei prosperou enquanto andou com Deus. Nunca esqueça, quem nos faz prosperar é Deus. Isso parece fácil de lembrar enquanto temos pouco, mas logo nos esquecemos quando a prosperidade vem. Na prosperidade imensa de Uzias, seu coração se exaltou, apodreceu:
Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.
(2 Crônicas 26:16)
Era papel dos Sacerdotes do Senhor queimar incenso no altar e o rei peca contra o Senhor ao transpor o limite. Existe uma ordem e uma regra, e qualquer coisa que ultrapassa este limite aos olhos de Deus é transgressão. Uzias para nós é o que nos faz desejar ultrapassar os limites estabelecidos por Deus em sua Palavra.
Então como mataremos o Uzias em nós? Devemos matá-lo de fome! Cada vez que não observamos a Palavra, transgredimos um mandamento, não observamos o que assistimos, lemos, pensamos, nem nossas amizades, cada vez que alimentamos nossa Carne, da mesma forma alimentamos Uzias em nós. Porém ao nos dedicarmos as coisas de Deus, deixamos Uzias na fome e alimentamos o Espirito Santo que habita em nós, deixar Uzias sem comer é torná-lo cada vez mais fraco, e sua opressão não é mais tão poderosa, e assim o Espirito Deus pode vencê-lo.
Conto de dois Leões
Certa vez um avô com seu neto ao colo, contou-lhe uma história: “Filho, dentro de nós há uma batalha entre dois leões: Um é mal. É raiva, inveja, ciumes, tristeza, arrependimento, ganância, arrogância, auto-piedade, culpa, ressentimento, inferioridade, mentira, orgulho e ego. O outro é bom. É alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, gentileza, benevolência, empatia, generosidade, compaixão e acima de tudo fé. O menino pensou por um minuto e perguntou: Qual dos leões ganha? O avô respondeu: Aquele que você decide alimentar.
Talvez hoje você perceba o Uzias que reside dentro de ti, e fique triste quando ele conquista uma vitória sobre a sua vida, mas saiba, toda a tentação é mais fraca que você, pois ao seu lado está o Cristo. Um dos leões é aquele que ruge a nossa volta, tentando nos tragar, mas o outro leão é o verdadeiro, é o leão que nos livra de todos os pecados e nos conduz à Glória de Deus, Ele é a Raiz de Davi, Ele é o Leão de Judá.