top of page

O Pavio e a Chama

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

(1 Timóteo 14,16)

Photo by Janelle Bell

O texto em questão trata do apóstolo Paulo aconselhando o jovem Timóteo a respeito do início do seu ministério. Paulo já próximo do fim da vida experimentado de tudo, avisa Timóteo sobre seu percurso ministerial e avisa para que ele cuide de “si” e do ensino.

O que Paulo parece dizer aqui é aconselhar a cuidar a respeito de “Timóteo pessoa”, e não do “Timóteo pastor”, e isso é sério assunto nos dias de hoje. Quantas vezes deixamos de cuidar de nós para nos dedicarmos à outras tantas coisas? Quantas horas passamos sem dormir? Quantas vezes nos esgotamos ou perdemos as forças por algo, mesmo quando nos dedicamos as obras de Deus.

Em Eclesiastes lemos: “Portanto tudo quanto vier a mão para fazer, faze-o conforme tuas forças.” Fazer as coisas segundo nossa própria força significa não exagerarmos em nada não nos matarmos ou nos exaurir-mos em obras ou coisa outra qualquer, mas sim entender nosso limite físico, mental e mesmo espiritual e respeitá-lo.


A natureza do graveto


A vida humana tem um limite mas a sabedoria é ilimitada. Obrigar o limitado a seguir em busca do ilimitado é perigoso. Não preciso me estender em casos, pois cada um conhece ou mesmo viveu a experiência de adoecer em função de uma atividade ou de se esgotar completamente. Deus certamente não quer isso de nós!

Nosso Senhor Jesus Cristo já morreu para que ninguém mais precisasse se matar. Paulo não se refere a Timóteo como quem faz um pedido mas o verbo é empregado no imperativo em sua forma grega. O apóstolo não diz: “Olha Timóteo, se sobrar um tempinho cuida aí de você.” Paulo diz com todas as letras: “Cuide primeiro de você e em segundo lugar do seu ensino”

O ensino aqui, refere-se a palavra, que é o pilar central da Igreja de Cristo. Está se sustenta por sua pregação e não por suas obras, portanto o cuidado com o que se ensina é essencial.


O Fogo


Timóteo foi consagrado pastor e mestre e seu cuidado com a doutrina deveria ser fundamental. A dedicação deveria ser ao estudo, a meditação e a comunhão com Deus em tempo de qualidade, para que assim o que viesse a ser ensinado seria útil e agradável às ovelhas e ao próprio Deus. É comum aos lideres dedicarem grande parte de seu tempo para apacentar suas ovelhas, mas quando estas práticas roubam a saúde física, mental, espiritual ou roubam ainda tempo com o Espírito Santo, apesar da obra ser boa, Deus não se alegra. O mandamento era para “descansar-mos” no Senhor. Entenda irmão, que isso não quer dizer ficar de braços cruzados esperando o Maná cair do Céu, Deus é poderoso para fazer e já o fez, o que quero dizer é para não esquecermos de nós. Em resumo o que Paulo diz para Timóteo, futuro líder ministerial é: a primeira ovelha do seu rebanho é você, cuide-se e depois cuide do próximo, pois se você trata mal a si mesmo, como tratará o outro?”

Voltando ao nosso versículo principal enxergamos Paulo transmitindo o conhecimento sobre seu ministério ao jovem Timotéo. Paulo entende o limite de sua vida física e transmite tudo o que aprendeu à Timotéo como um pai que ensina ao filho logo ao pé do ouvido. O Ensinamento seria como um fogo de sabedoria e nossa vida nessa terra é apenas um pavio à queimar, quando o pavio queima ele se acaba, mas se antes do pavio acabar o fogo for transferido à outro pavio este poderá queimar por muito tempo e até mesmo queimar infinitamente. Não deixemos nosso pavio se queimar antes do tempo, e não deixemos de passar nosso fogo a diante.


Que a Paz de Cristo esteja conosco.

Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon

© 2016 Principio da Sabedoria. Nova Aliança Bauru

bottom of page